30 setembro, 2009

Atestado de ignorância.

Nunca pensei vir a chegar a este ponto, mas hoje tenho vergonha de ser Português.

Depois das (não) explicações de ontem do Presidente da Republica (que já nem o aceito como meu) considero que o que se passou ontem é INTOLERÁVEL num país que se diz democrático.

Eu não ADMITO que um PR considere os Portugueses de estúpidos e burros. E ainda pior. Que o diga publicamente.

Não pode ter outro tipo de leitura o que aconteceu na comunicação de ontem.
Atentem bem ao que foi dito e não dito.

É muito grave, também, que o director do Jornal ainda não tenha dito nada, quando foi rápido (demais até) a culpar o SIS pela "saída" do e-mail interno. Será que só ele é que não entendeu que o PR chamou mentirosos (com todas as letras) ao seus jornalistas.
Mas também se contradisse. Primeiro que era mentira o que estava no e-mail. Depois que o seu "braço direito" lhe tinha transmitido e que o teor da conversa não tinha sido aquele. Então primeiro desmente o encontro (falar em nome dele) e depois confirma que existiu mas o conteúdo da conversa não foi aquele?

"Mas o e-mail publicado deixava a dúvida na opinião pública sobre se teria sido violada uma regra básica que vigora na Presidência da República: ninguém está autorizado a falar em nome do Presidente da República, a não ser os seus chefes da Casa Civil e da Casa Militar. E embora me tenha sido garantido que tal não aconteceu, eu não podia deixar que a dúvida permanecesse."

e

"Incluindo mesmo as interrogações atribuídas a um membro da minha Casa Civil, de que não tive conhecimento prévio e que tenho algumas dúvidas quanto aos termos exactos em que possam ter sido produzidas."

Então todas as "fontes" da presidência da republica e todas as informações que prestaram ao longo destes anos todos e até agora são falsas e sem autorização?

Depois. A "fuga" veio do seu computador pessoal? Que tem "vulnerabilidades"?
Mas afinal quem é burro é ele? Não sabe que não há sistemas "estanques"? Quer fazer os outros de burros?

Mas afinal somos palhaços que aqui andamos?

Tinha suspeições de quebras na segurança há mais de um ano e só ontem é que chamou "peritos" para lhe dizerem verdades de "la palisse"? Andamos a brincar?



E o pior que tudo. Numa altura de crise e com a actual conjuntura como é que vai ser o futuro próximo de Portugal?
Não ficou irremediavelmente comprometido depois das suas declarações de ontem?
Que condições terão as instituições para funcionarem plenamente e sem "atropelos"?

Eu sei que o erro já vem de trás e que não imagino que "volta" poderia dar para limpar a burrada que fez depois de dizer que falaria após as eleições. Mas nunca imaginei que passaria por chamar/considerar estúpidos e burros a quem deve respeito e a quem lhe conferiu o lugar.





(Edit) vou colocar aqui links de outras opiniões que encontrei na imprensa on-line.

DN
Teresa de Sousa - Publico
Filipe Luís - Visão
Outros blogues - Expresso

Sem comentários: