23 dezembro, 2008

Regras para e-mails.

Se calhar já deveria ter colocado este post há mais tempo, pois esta é uma altura em que circulam milhões de e-mail a desejar Boas Festas. A grande maioria dos que recebo davam para fazer uma bela colecção de endereços de e-mail que renderia bom dinheiro.

Assim, deixo aqui umas quantas regras que devem ser observadas quando se compõe ou reenvia um e-mail.

1. Ao encaminhar as suas mensagens, encaminhe a mensagem que REALMENTE contém o anexo ou o texto desejado, e não aquela que está na sua "Caixa de Entrada". Fazendo isso, o seu destinatário NÃO terá que abrir 10 anexos antes de chegar ao que realmente interessa. Além disso, aquele montão de endereços eletrônicos pelos quais a mensagem já passou também não aparecerá, para que depois sejam "ROUBADOS" pelos senhores spammers, que são os chatos que mandam os e-mails que você não solicitou e não sabe, sequer, de onde veio. Caso o texto de sua mensagem contenha endereços electrónicos, apague-os.

2. Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, NÃO ENVIE com o "Para" nem com o "Cc", ENVIE com o "Cco" (Com cópia oculta) ou “Bcc”, que NÃO mostra o endereço eletrônico de nenhum destinatário. A pessoa vai simplesmente recebê-la, mas não saberá quem são os demais destinatários.

3. Retire do título (Assunto) da sua mensagem os "En", "Enc", "Fwd", "Re", Res", e deixe somente o assunto, porque além de
deselegante, essa é uma das formas dos spammers saberem que a mensagem tem muitos endereços ali. E podem também
reparar, que estas mensagens contêm, pelo menos, muitos endereços de e-mails diferentes. Quando todos fizermos isso, livraremos a Internet da maioria dos vírus e propagandas indesejadas.


E mais uma dica.

Você NUNCA, mas NUNCA mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus, antes de primeiro confirmar se é um site confiável, de uma companhia real, o tenha identificado. Tente em: http://www.symantec ou http://www.antivirus.com, e mesmo assim, pense duas vezes antes de passar adiante. Lembre-se, alguns vírus podem infectar a máquina só depois de serem lidos na aplicação de e-mail. É mais um terrível terrorismo on-line.


E já agora aproveito para desejar Boas Festas

Sem comentários: