25 agosto, 2008

Cuidado com a Vodafone



Cuidado. Alerta para os proprietários de iPhone e com conta na Vodafone.

Ao receber a minha factura do mês passado verifico que com o inicio da comercialização do iPhone 3G pela Vodafone resolveram "acrescentar" Euros debitados na factura nos utilizadores de iPhone na sua rede.
Deparei-me com uma facturação de 52,50 € de comunicações de dados que é referente a 0 KB (sim ZERO) utilizados.

Liguei para a facturação. Vieram com a história que era do contrato.
Azarilho que o iPhone não lhes foi adquirido, portanto não tenho qualquer contrato relativo ao iPhone com eles.
Depois de alguma conversa (estragada) lá me ficaram de fazer o crédito do que está facturado nesta e do que estiver até à data de hoje. Irão "bloquear-me" o acesso a dados. Coisa que nunca pedi para activar nenhum plano iPhone.

Portanto aqui fica o aviso. Especialmente para quem já tinha iPhone. Vejam bem o que lhe vem facturado.

12 comentários:

Anónimo disse...

Essa de não ter sido adquirido na vodafone é boa. Concerteza adquiriu-o apenas porque é bonito e, acima de tudo, pode. Ao usar a rede deles tem de pagar tudo quanto pinga do lado de cá, sabia? Saiba também que ter um iPhone sem contrato de dados é o mesmo que abastecer um ferrari a água de nascente. Há uns tlm baratinhos da uzo que, conjugados com um ipod touch, lhe fazem o mesmo serviço.

O iPhone vai sempre fazer tráfego porque foi concebido para ter planos de dados fixos mensais. O que me sugere a sua factura é que o erro é na coluna dos bytes que, por algum erro, ficou vazia. Já a facturação parece-me perfeitamente credível.

Considere-se uma pessoa cheia de sorte por lhe terem perdoado a azelhice.

João Fonseca disse...

Muito boa tarde,
a min aconteceu-me o mesmo e ainda não me creditaram nada, disseram que me iam ligar mais tarde e ainda estou á espera.

No meu caso para alem de todas as vantagens do iPhone por ser portador de deficiência ou seja tetraplégico o iPhone é uma maravilha para eu poder manusear e no inicio de agosto comprei o meu segundo iPhone o 3G que utilizo diariamente no meu escritório em casa onde tenho um router wireless que fornece internet a sete computadores e ao iPhone.
O grave desta situação é que o meu iPhone utilizando a rede wireless a vodafone a cada ligação que faço mesmo por wireless cobram-me 2,5€ mais iva de dados e como até á data de 25/8 só saí de casa uma vez levando o iPhone pode facilmente concluir-se que mesmo que o iPhone ligado a uma rede wireless a vodafone tem os aparelhos digamos que sabotados para que mesmo ligados por wireless esteja a ser debitado trafego de dados e isto afecta qualquer utilizador de iPhone seja qual for o tarifário que tenha na vodafone. Isto pelo menos a mim só me aconteceu na ultima factura pois tenho o iPhone á alguns meses e antes desta data não me acontecia nada disto, por isso eu dizer que existe sabotagem se assim se poder chamar para que os utilizadores de iPhone gastem dinheiro.

kincas disse...

Azelhice?

Porque será que tendo o iPhone desde Dezembro de 2007 só após a Vodafone começar a comercializar o iPhone 3G é que esta situação surgiu?

Também julga que a Vodafone faz logo assim o crédito? Se não tivesse a plena consciência do logro que está a praticar e talvez já as várias queixas que certamente já recebeu.

Por outro lado não há "erro" no valor zero.
É que os "espertos" facturam a ligação diária. Basta ligar uma vez e cobram logo 2,5 Euros independente de ter gasto 1KB ou 1TB.

Eu já tive outros terminais (telemóveis) com acesso de dados e o que era consumido (KB) era o facturado. A preços que dependiam da hora da ligação (profissional, económico ou fim-de-semana).
A única diferença entre estas situações foi ter a Vodafone começado a vender iPhone 3G.
Ora, eu não fiz nenhum novo contrato com a Vodafone nem aderi a nenhuma nova "oferta". Portanto não alterei em nada a minha ligação contratual com a Vodafone.
Se querem facturar dados que os facturem pelo que é consumido.

Frederico Lucas disse...

Porque motivo é que os palermas nunca assinam as suas mensagens, ou quando o fazem é com nicks de acordo com a intensidade da sua palermice?

Anónimo disse...

Casimiro Cerqueira

Quando adquiri o Iphone na Vodafone informaram-me que o plano Iphone só entrava em vigor no novo ciclo de facturação,

Quer dizer:

-> Ate ao novo período de facturação o custo dos dados vai ser ao que anteriormente tinha contrato.

-> entrar no novo ciclo facturação o plano Iphone aonde inclui 250 MB

Eu adquiri o meu iphone o inicio do novo ciclo de facturação, por isso não ouve surpresas

O Vendedor teve esse cuidado de informar

Anónimo disse...

Vivam!

Hoje, graças a um mail do Exmo Pedro Aniceto, fui, por via das dúvidas, verificar as minhas últimas chamadas na Vodafone. Adquiri um iPhone 3G 8Gb no dia 17 (pago na totalidade, sem contrato ou promoção alguma) e garantiram-me que a meu contrato não seria alterado. Tudo ficaria na mesma, só mudaria o equipamento.
Tenho há já alguns meses (quase um ano) um contrato empresarial dos mais banais, pós pago, com factura em papel, detalhada e tudo. Todas as comunicações de dados eram taxadas a 0,0024€/Kbyte, em blocos de 100K.

Agora, sem ter assinado nada, sem ter sido esclarecido de nada quando adquiri o equipamento (antes pelo contrário), aparecem 20Mbytes de tráfego por dia, à módica quantia de 3€ cada pastilha!!!!

Tenho o contador de dados do iPhone a marcar menos de 500K upload/ 2M download, já que quer em casa quer onde trabalho tenho rede wirelless e só uso o GPS muito raramente em viagem (para testar o mesmo).

Depois de algumas chamadas longas para o suporte da Vodafone, chegam à conclusão que "... o iPhone é diferente no acesso à net de qualquer outro equipamento..." "...que não posso aderir ao aditivo de dados porque sou cliente empresarial já com contrato..." "...que não posso devolver o equipamento porque a política da Apple não o permite..."

Nem a Apple nem a Vodafone estão acima da Lei, retorqui eu, mas todos estavam muito confortáveis com o que diziam... que era assim...

Reclamei para o Departamento de Qualidade da Vodafone e estou à espera de uma resposta dos mesmos, 24 a 48h. Neste próximo Sábado somam-se 15 dias desde que adquiri o iPhone, que está como novo, tive o cuidado de guardar todas as fitinhas plásticas e tudo, caixa imaculado bem como todos os "papelinhos" que vinham lá dentro.

Vou aguardar para ver, se não responderem ou não arranjarem uma solução fora dos "3€/dia se inadvertidamente carregares no Safari/Mail/Bolsa/Mapas/Metereologia" vou-me fazer acompanhar de um advogado a uma loja da Vodafone para obter uma resposta por escrito que não me devolvem o dinheiro da compra do referido equipamento.

Já pedi para me barrarem todo o tipo de acesso de dados (têm de referir que têm um iPhone, porque senão continuam a "surfar") e neste momento só funciona com Wireless.

Coloquei a questão na Apple:
http://discussions.apple.com/thread.jspa?threadID=1680842

Desculpem o desabafo!

(anon)

Anónimo disse...

Como alguem disse num comentário o iPhone sem plano de dados é igual a qualquer outro telefone.
Eu pago 50 EUR por mes com 500MB e 8.5 centimos por minuto para qualquer rede , com a Vodafone e nao tenho problemas !

kincas disse...

Pelo exposto não é o que a Vodafone considera.
E foi apenas após a comercialização do iPhone 3G que lhes "deu para isto".

Anónimo disse...

(anon) outra vez:

Fui contactado pelo Departamento de Qualidade da Vodafone, por uma Sra. bastante simpática e educada, informando-me que me vão creditar todos os consumos de dados de 2,5€+IVA desde o dia 17/8, data da compra do equipamento. 7 acessos no total.
Já são boas notícias, pelo menos.
A mesma Sra. reparou nos barramentos que mandei fazer ao trafego de dados e quanto ao "Elefante Branco que comprei a pronto", já que nem posso ter aditivos, vou ser contactado mais tarde pelo Departamento de Contratos da Vodafone...

Desejem-me sorte!

(anon)

Anónimo disse...

(anon)

Boas!

Na página da Vodafone já se podem juntar aditivos iPhone aos contratos empresariais pós-pagos!

Liguei para o 16912 e já está:
No início do próximo ciclo de facturação vão-me desbloquear os acessos à net e activar o adictivo iPhone 500M/12,5€.

Parece que tudo acabou bem...

Abraços ;)

(anon)

Anónimo disse...

Luis Neves
Alguem pode explicar-me o que significa o novo ciclo de facturação? Tenho contrato com renovação no mês de Dezembro e adquiri um iphone em Agosto e o vendedor garantiu que a partir daquela data iniciava o plano Iphone...

kincas disse...

Julgo que o que eles chamam de "ciclo de facturação" é o dia de inicio do "mês.
Ou seja o final do mês não é guiado pelo mês de calendário, mas sim o inicio de entrada em vigor do contrato.
Ou seja, se comprou o iPhone dia 14 (e fez a respectiva activação) o seu ciclo de facturação
e de dia 14 até dia 13 do mês seguinte.

Como diria o outro "penso eu de que."