04 maio, 2010

Oh tempo volta para trás? (ignorância jornalística)

Mais uma vez..... a "maravilha" do jornalismo que por cá se faz.


Será que ainda estão no tempo do vínil? Ou ainda ninguém lhes ensinou que os CDs, DVDs e outros que tais são digitais? Bits e bites rings a bell?
Dahhhhhhhh
Para mais quando as vendas on-line estão a aumentar.

3 comentários:

ArmPauloFerreira disse...

Não concordo com o teu apanhado. Todos nós e incluindo os jornalistas da peça, que CD, DVD ou Blu-Ray, são compostos por conteúdos digitais. No entanto, como são referidos como formatos fisicos por estarem materializados num corpo fisico. Curiosamente semelhante até, pois são constituídos por uma "caixa" com o disco no interior.

O que se entende por vendas digitais são todas aquelas em que a venda/transacção é feita por sistema informático e onde o produto entregue é nada mais que ficheiros informáticos ou o acesso a algo pela via da difusão (streaming) paga (filmes das operadoras por exemplo).

Dito isto, no meu entender, discordo com a peça que destacas. Mas se tens melhor ponto de vista... OK.

kincas disse...

Digital são todas elas. (excepto para os DJs que ainda compram viniL)
Depois umas são físicas (através de medias CDs, DVDs, Blu-Ray, PENs, etc) e outras on-line via ficheiros (com ou sem DRM).
Eles "separam" as vendas "físicas das digitais". O que tecnicamente está errado.

ArmPauloFerreira disse...

Percebo a observação e o ponto onde pretendes atingir. Neste caso, eles ficariam melhor se tivessem aplicado termos como formato físico e não-físico...

Digamos que se está a entender o digital por algo não palpável e que funciona em métodos mais informáticos.
No formato "fisico" não deixa de estar presente o conceito de que o CD/DVD/BR terem conteúdos digitais e leitura digital mas o processo de os ler ainda passa por ser mecânico (inserir o disco num leitor, tecla play, etc).