01 fevereiro, 2007

Mania da qualidade


Cada vez acredito menos nos "critérios" de qualidade e nas certificações.
Se as entidades acreditadas e certificadoras não actuarem prevejo que cairá por terra todo o esforço já feito.
Enquanto entidades certificadas ISO 9001:2000 não sabem o que é uma certificação nunca os consumidores poderão acreditar.
Para mim o mais critico é a confusão entre certificação de produtos e certificação de empresas.
Uma empresa certificada pode não produzir e/ou fabricar nenhum produto certificado.
A certificação da empresa só atesta que os seus métodos são seguidos e controlados, É uma certificação de gestão.
Mas agora tudo pede certificados disto e daquilo sem sequer saber o que pede, para que pede e se é obrigatório pedir.
Resultado. Levam com o certificado ISO 9001 da marca e calam.
Isto só vai levar à desacreditação dos Sistemas de Qualidade.

Deixo então aqui a minha "ajuda".
Quando solicitarem um certificado de um produto e vos derem uma folha com ISO9001:200 não aceitem.
Mas antes de pedirem um certificado de um qualquer produto saibam o que pretendem. As autoridades que vos estão a pedir um qualquer certificado têm que vos dizer a que norma se refere ou qual a norma aplicável. E não aceitem a 9001 pois esta não é de produto mas sim de gestão.

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